terça-feira, 1 de março de 2011

CUIDADOS PALIATIVOS

São todos os cuidados direcionados ao cliente e à família, desde de o diagnóstico de uma patologia sem possibilidades terapêuticas até o período de luto dos familiares.
Apesar de vários profissionais da área de saúde acharem que não há mais o que ser feito ao paciente sem possibilidades terapêuticas, aplique a empatia e verá que o trabalho só estará começando. 
Pratique o diálogo, promova a autonomia, capacite-se ainda mais para cuidar do cliente, fique atento à comunicação não verbal (às vezes um olhar vale mais do que mil palavras), evite procedimentos invasivos e agressivos (caso sejam desnecessários), acolha a família. 
Deixo aqui um conselho aos colegas: 
Se em algum dia, qualquer dia, não se incomodar mais com as injustiças e as maldades direcionadas aos pacientes, aposente seu "esteto" e seu jaleco.  Abra caminho para os inúmeros jovens profissionais, com suas mentes repletas de ideologias, conhecimento, vontade e amor para cuidar de nossos enfermos.  Não contaminem esta profissão que tem o privilégio da missão do cuidar.

Autor:  André Catapreta